A anedonia é um dos sintomas centrais da depressão, assim como o humor deprimido (APA, 2022). A palavra é originária do francês,Anhédonie, e significa literalmente sem prazer. Muitas pessoas quando pensam na depressão vão associar ela à tristeza. Por outro lado, pela própria definição do episódio depressivo, e na prática clínica, muitas vemos muitas pessoas com depressão e que não tem tristeza, mas sim um predomínio de anedonia, perda de interesse ou prazer nas coisas.
A anedonia é um quadro de diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (APA, 2022).
Apesar de ser um sintoma central da depressão a anedonia também é descrita em outros transtornos mentais como nos transtornos de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno por uso de substâncias, transtornos alimentares, esquizofrenia, autismo e doenças neurodegenerativas (Pizzagalli, 2022).
A prevalência de anedonia em paciente com depressão é alta, de aproximadamente 70% e muitos pacientes com depressão melhoram da depressão, mas ainda permanecem com anedonia (Di Nicola et al., 2013), o que tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas.
Existe tratamento para a depressão e anedonia, que embora possa envolver medicação, a depender da causa, pode devolver o prazer e interesse nas coisas.
Caso conheça alguém que tenha perdido o interesse ou prazer nas coisas, aconselhe a pessoa a procurar auxílio de um psiquiatra, que poderá avaliar e entender o que está acontecendo e, se for necessário, propor um tratamento.
Saiba mais sobre a depressão aqui.
REFERÊNCIAS
American Psychiatric Association (Org.). (2022). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR (Fifth edition, text revision). American Psychiatric Association Publishing.
Di Nicola, M., De Risio, L., Battaglia, C., Camardese, G., Tedeschi, D., Mazza, M., Martinotti, G., Pozzi, G., Niolu, C., Di Giannantonio, M., Siracusano, A., & Janiri, L. (2013). Reduced hedonic capacity in euthymic bipolar subjects: A trait-like feature? Journal of Affective Disorders, 147(1–3), 446–450.
Pizzagalli, D. A. (Org.). (2022). Anhedonia: Preclinical, Translational, and Clinical Integration (Vol. 58). Springer International Publishing.
0 Comentários