A depressão ansiosa, ou depressão com características ansiosas, é uma condição que combina sintomas de ambos os transtornos: ansiedade e depressão.
A pessoa pode experimentar tanto a tristeza profunda e/ ou a perda de interesse características da depressão, quanto a ansiedade excessiva e uma preocupação constante.
Essa combinação pode gerar um grande sofrimento e afetar significativamente a qualidade de vida, e é diferente do chamado “Transtorno Misto Ansioso e Depressivo".
Sintomas do quadro
Sintomas da depressão: Tristeza, perda de interesse em atividades antes prazerosas, perda ou diminuição em prazer, fadiga, alterações no apetite e sono, sentimentos de culpa e inutilidade.
Sintomas de ansiedade: Preocupação excessiva, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, palpitações, sudorese e sensação de perigo iminente.
As causas da Depressão Ansiosa são complexas e podem envolver fatores genéticos, biológicos, psicológicos e sociais. Estresse crônico, eventos traumáticos e predisposição genética podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno.
O diagnóstico deve ser feito por um médico, através de uma avaliação clínica. É importante diferenciar a depressão ansiosa de outros transtornos de ansiedade e depressão, bem como de outras condições clínicas.
A depressão ansiosa tem tratamento, e pode envolver psicoterapia, medicações, e modificações em estilo de vida medicação. A depressão ansiosa é um transtorno tratável. Ao reconhecer os sintomas procure a ajuda de um profissional
REFERÊNCIAS
- American Psychiatric Association. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5ª ed.). Artmed.
0 Comentários