Blog

Não consigo dormir, e agora?

É desesperadora a sensação de precisar dormir e não conseguir. Na cabeça começam a passar várias preocupações, “tenho que acordar cedo”, “o que tenho que fazer amanhã”, “se não dormir logo vou ficar cansado no dia seguinte”, entre outras.

O céu é o limite nessas horas. E podem ser horas mesmo, de frustração e mais frustração com a tentativa em vão de conseguir dormir. Os minutos e horas vão passando, muitas vezes acompanhados por recorrentes checagens do horário no celular, no relógio, e o sono não vem.

Todo esse esforço ativo de pegar no sono, que vai gerando preocupação e ativação do nosso cérebro, é justamente o oposto do estado mental que precisamos para adormecer.

Então o que fazer quando isso acontece? Separei algumas dicas que podem te ajudar neste momento. Vamos a elas:

  • 1- Levante da cama. Não fique rolando de um lado para o outro. Levante-se, vá até o banheiro, lave o rosto, e vá até a sala. Sente-se no sofá, com a luz apagada e espere alguns minutos.
  • 2- Não brigue com seus pensamentos ou tente controlá-los. Da mesma maneira que os pensamentos passam por nossa cabeça, eles vão embora, então tente observá-los, sem interferir neles.
  • 3- Não pegue o celular ou outro dispositivo eletrônico. É tentador nestes momentos checar mensagens, e-mails ou redes sociais. Afinal de contas você está acordado. No entanto, a luz emitida por esses aparelhos, e mesmo a atenção que eles vão te exigir também contribuem para uma ativação do nosso cérebro que acaba atrapalhando ainda mais o sono.
  • 4- Não fique checando as horas. Você sabe que na hora certa seu despertador vai tocar. Então tente não se preocupar com o horário. Checar as horas vai te trazer ainda mais preocupações, cálculos em relação ao tempo que falta para o despertador tocar, isso não vai te ajudar a adormecer.
  • 5- Volte para a cama somente quando estiver mais relaxado. Você vai conseguir dormir.

Tenho certeza que com essas dicas você conseguirá ter uma noite de sono muito melhor.

Se esse problema persistir vale a pena consultar um médico.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.