A psiquiatria é uma especialidade médica que vai atuar na saúde mental e problemas ou doenças que comprometem a saúde da mente. Por ser uma especialidade médica, todo psiquiatra antes de tudo é médico e tem, portanto, uma visão sobre outras doenças, diagnósticos e tratamentos.
O psiquiatra, como médico, vai conseguir identificar os transtornos mentais, como por exemplo a ansiedade e a depressão, e investigar possíveis causas biológicas para esses transtornos, conseguindo diferenciar essas condições de outras doenças, como por exemplo o hipertireoidismo ou um quadro demencial.
Ainda, o psiquiatra pode lançar mão de medicamentos para o tratamento destes transtornos, sabendo que muitas vezes o tratamento medicamentoso é necessário já que, se investigarmos a fundo, os transtornos mentais são uma interação entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais, e vão cursar com alterações em regiões específicas do cérebro.
Ao longo da residência médica, que dura no mínimo três anos, o psiquiatra entra em contato com diferentes técnicas psicológicas, como a psicanálise, o psicodrama, a terapia cognitivo-comportamental e a psicologia analítica, o que permite que o mesmo utilize destas técnicas para uma avaliação e intervenções psicológicas para os problemas trazidos pelo paciente.
Posto isto tudo, o que faz o psiquiatra? O psiquiatra atua principalmente em consultório, hospitais, unidades básicas de saúde, CAPS, serviços de pronto socorro, atendendo pessoas que procuram ajuda por algum sofrimento psíquico ou que querem aumentar a qualidade de sua saúde mental. Nos diferentes contextos vai avaliar o paciente, seus exames, suas condições clínicas e psicológicas, solicitar exames, e propor intervenções não medicamentosas e, quando necessário, com a prescrição de medicamentos.
0 Comentários