Ansiedade e Depressão podem acontecer juntas? A resposta é sim. Ansiedade e Depressão são transtornos bastante comuns e muitas vezes acontecem simultaneamente. Nos EUA é estimado que cerca de 29% da população sofre de algum Transtorno Ansioso ao longo da vida, enquanto 16,6%, quadros de Depressão.
Alguns estudos avaliaram populações com quadro de Depressão e Ansiedade isoladamente e viram que cerca de ¾ de cada uma dessas populações preencheria critério para o outro transtorno ao longo da vida.
Isso sugere que tanto a Depressão quanto a Ansiedade partilhem de mecanismos/ causas comuns, e a literatura sugere que isto pode ter um ponto de confluência em uma região do cérebro chamada de sistema límbico, incluindo amígdala, córtex cingulado anterior e insula.
Para incrementar a discussão o "Transtorno de Ansiedade Generalizada", por exemplo, vai ter alguns sintomas que também são comuns à Depressão:
- irritabilidade
- prejuízo na concentração
- insônia
- fadiga
Sendo assim, nem sempre é tão simples a diferenciação dos 2 diagnósticos para quem não tem experiência. Ainda mais difícil é o diagnóstico quando temos sintomas de ambos os quadros presentes.
Isso ocorre no caso do "Transtorno misto ansioso e depressivo", correspondendo à "Classificação Internacional de Doenças" (CID-10) F41.2. Este é um quadro que tem duração maior do que 30 dias e a intensidade de sintomas ansiosos e depressivos não é suficientemente intensa para que o quadro seja definido como um episódio de depressão (CID F32) ou de algum transtorno de ansiedade especificamente.
Sintomas de Ansiedade e Depressão também podem ocorrer em casos com maior intensidade de sintomas, levando a grande prejuízo no funcionamento do indivíduo.
Isso é visto, por exemplo, pelo DSM-V, quando temos um quadro de Depressão acompanhado de 2 ou mais dos sintomas abaixo, sem que se preencha critério para um Transtorno de Ansiedade. Esse quadro é denominado "Transtorno Depressivo Maior com Sintomas Ansiosos".
Os sintomas são os seguintes:
- sensação de tensão
- sensação de inquietação
- dificuldade em concentração por preocupação excessiva
- medo de algo terrível acontecer
- sensação de que pode perder o controle
Finalmente, quando temos um quadro de Depressão e o preenchimento de critério diagnóstico para algum Transtorno de Ansiedade, temos a presença dos dois diagnósticos simultaneamente.
REFERÊNCIAS
- UpToDate. Comorbid anxiety and depression in adults: Epidemiology, clinical manifestations, and diagnosis (2020).
- Classificação Internacional de Doenças 10a edição.
- American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM. 5 ed. Washington D/C, 2013.
1 Comentário
Valquíria