Artigo de minha autoria publicado no Frontiers in Psychiatry, importante revista científica na Medicina e Psiquiatria.
Conduzimos uma revisão sistemática de literatura sobre a Cetamina aplicada por via Subcutânea no tratamento da Depressão Resistente ao Tratamento.
A Cetamina vem sendo estudada há cerca de 20 anos no tratamento da Depressão, com respostas rápidas e robustas, sendo geralmente um tratamento indicado para casos resistentes e graves.
Diferentes vias de administração já foram empregadas, sendo as mais estudadas a Intravenosa e a Intranasal, com recentes aprovações pelo FDA (2019) e Anvisa (2020) para uso no Tratamento da Depressão Resistente.
Saiba mais sobre a Escetamina Spray Nasal neste vídeo.
A via Subcutânea aparentemente tem a vantagem da praticidade, custo e um bom perfil de tolerabilidade e foi o alvo de nossa revisão.
Link para a publicação completa:
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2021.513068/full
Os dados até agora são bastante promissores. Ainda temos um longo caminho pela frente no estudo da Cetamina, Escetamina e diferentes vias de administração no Tratamento da Depressão.
O trabalho teve a parceria do Dr. Leandro Paulino (USP), e colaboração dos Dr. Edson Hirata (USP), Dr. Acioly Lacerda (UNIFESP), Dr. Euripedes Miguel (USP) e Dr. Renerio Fraguas (USP).
Referência
- Cavenaghi VB, Costa LP, Lacerda ALT, Hirata ES, Miguel EC, Fraguas R. (2021) Subcutaneous Ketamine in Depression: A Systematic Review. Front. Psychiatry 12:513068. doi: 10.3389/fpsyt.2021.513068
0 Comentários