Blog

psiquiatra especialista pela USP, psiquiatra Itaim Bibi, melhores psiquiatras de Sao Paulo, melhora do tratamento psiquiatrico, melhores resultados

Como Aumentar o Sucesso de meu Tratamento

Como você pode melhorar a qualidade do seu tratamento com seu psiquiatra? Como aumentar as chances de sucesso? Agrupei neste texto algumas orientações para quem iniciou ou está em seguimento com psiquiatra que vão otimizar os resultados de seu tratamento. Vamos a essas orientações.
 

1- Consultas Regulares

Fundamental manter uma periodicidade regular de consultas, sobretudo no começo do tratamento, em que ajustes podem ser necessários, tanto na medicação quanto em orientações. 
No começo o intervalo médio, até chegar a uma estabilidade, é de 4 semanas. Em alguns casos o retorno semanal ou quinzenal pode ser o indicado dependendo do momento/ gravidade.
 

2- Cuidado com a Bula

A bula foi feita para o paciente. Não é porque foi feita que precisa ser lida. Essa recomendação é especialmente válida para pessoas com um perfil mais ansioso, em que o contato com alguns fenômenos descritos na bula pode gerar medo e piora de seu quadro inicial, prejudicando o tratamento.
Converse com seu médico sobre seus receios, dúvidas ou se tiver efeitos colaterais. 
 

3- Tomada Regular da Medicação

Não adianta o diagnóstico ser muito bem feito e a medicação ser muito eficaz se ela não for tomada adequadamente. 
Cuidar da quantidade de sua medicação, tomada em horário regular, carregar consigo em viagens, é fundamental. Não deixe a medicação acabar para solicitar outra receita, tenha uma programação em relação às quantidades.
Isso sem falar de não interromper a medicação sem que essa seja uma orientação médica.
 

4- Engajamento em Mudanças Comportamentais e Estilo de Vida

Os transtornos psiquiátricos são quadro de etiologia multifatorial. Portanto, quando uma medicação é indicada ela geralmente é somada a algumas orientações de mudanças em estilo de vida e comportamentos que vão ter uma relevância bastante grande para o sucesso do tratamento. Se esforce para seguir essas orientações e os frutos vão aparecer.

5- Manutenção do Mesmo Laboratório/ Marca

Isso é bastante importante, manter o mesmo remédio, da mesma marca e laboratório, ao longo do tratamento. Não existe um laboratório/ marca que seja melhor ou pior. Os médicos podem até ter maior experiência com um ou outro. Na clínica observamos que existem diferenças entre eles que podem trazer oscilações caso a pessoa varie sua escolha ao longo do tratamento. 
Para evitar variação mantenha o mesmo, seja ele o de referência, similar ou genérico. 
Novamente reforço que não existe um melhor ou pior. 
 
0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.