Como já vimos a fadiga e o cansaço podem tanto ser efeito colateral de medicamentos antidepressivos como também sintomas de quadros psiquiátricos.
Abaixo vamos a algumas dicas de como lidar com esses sintomas.
1- CONVERSE COM SEU MÉDICO
Todos os efeitos colaterais devem ser comunicados ao seu médico para o manejo mais adequado.
2- ESPERAR
A maioria dos efeitos colaterais dos antidepressivos costuma ser transitória. Desta maneira, após comunicar ao seu médico, esperar a adaptação do seu organismo pode ser o suficiente para este efeito colateral passar.
3- TOMAR A MEDICAÇÃO À NOITE
Muitas vezes a troca de horário de tomada da medicação pode resolver o problema, por exemplo, se é tomada durante o dia, mudar para a noite pode ser suficiente para contornar o cansaço e a sonolência.
Converse sobre esta estratégia com o seu psiquiatra.
4- EVITE DIRIGIR SE ESTIVER CANSADO
Dirigir ou fazer outras atividades em que um deslize em sua atenção pode colocar a sua vida ou a de outros em risco deve ser evitado caso esteja com sono ou cansado.
Dê preferência a taxi, aplicativos de viagens ou transporte público caso esteja tendo estes efeitos.
5- PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR
O nosso corpo foi feito para estar em movimento e muitas vezes nossa rotina nos leva ao sedentarismo e ao mínimo de movimentação do corpo possível.
A atividade física praticada com regularidade ajuda no aumento da disposição, energia e vigor físico, além de ajudar também em diversos quadros psiquiátricos.
Dessa forma, converse com seu médico e educador físico para melhor orientação sobre a prática de exercícios. Isso vai trazer uma série de benefícios a sua vida.
1 Comentário
Rosali costa