Blog

Depressão resistente ao tratamento, depressão de difícil tratamento, especialista em depressão, depressão resistente

Depressão Resistente ao Tratamento

A depressão é uma condição de saúde mental comum, e que para algumas pessoas se mostra resistente aos tratamentos tradicionais. Este tipo de depressão, conhecida como depressão resistente ao tratamento (DRT), ou depressão de difícil tratamento, afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Abordagens padrão, como medicação e psicoterapia, podem ajudar, mas em muitos casos são necessárias a combinações de técnicas.

As causas da Depressão Resistente ao Tratamento são complexas e não totalmente compreendidas. Pode estar ligado a fatores biológicos, como neurobiologia cerebral ou predisposições genéticas. Além disso, fatores estressantes da vida, condições crônicas de saúde e até traços de personalidade podem contribuir.

O diagnóstico de Depressão Resistente ao Tratamento geralmente envolve um período de falha na resposta aos tratamentos padrão, geralmente antidepressivos e psicoterapia. Vale lembrar que é necessário o afastamento de condições clínicas, e que, portanto, a avaliação por um especialista é necessária.

Felizmente, existem opções de tratamento para esses quadros, e a ciência vem caminhando nesse sentido. Podemos considerar medicamentos alternativos, EMT (estimulação magnética transcraniana), convulsoterapias e  tratamento com cetamina e escetamina. Encontrar a combinação certa de terapias muitas vezes requer uma abordagem personalizada e uma escolha entre o paciente e o médico, levando em conta os prós e contras de cada alternativa.

Reforço a importância de procurar um psiquiatra especialista em transtornos de humor e quadros de depressão resistente para o correto diagnóstico e tratamento. Existe esperança.

Saiba mais sobre Depressão.

 

Referências

Mayo Clinic. (2022, April 21). Treatment-resistant depression.

National Institute of Mental Health. (2019, December). Major depressive disorder.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.