Blog

psiquiatra especialista em depressao sp, medico especialista em ansiedade sp, antidepressivo, parar de tomar antidepressivo, fase de manutenção

Estou Melhor, Posso Parar de Tomar o Antidepressivo?

A resposta para essa pergunta por enquanto é não. Suspender o antidepressivo é algo que sempre consideramos nas consultas psiquiátricas, mas o fazemos de maneira planejada, gradual e selecionada.

A suspensão quando mal feita, precoce e abrupta, pode levar à recidiva do quadro e aumento da chance de cronificação.

Os antidepressivos são usados para uma série de transtornos na psiquiatria, como no tratamento da Depressão e da Ansiedade, e são efetivos em muitos casos, levando à remissão de sintomas. Realmente esse é um dos nosso objetivo.

Coloco também como um dos objetivos do psiquiatra o uso das medicações na menor dose possível e pelo menor tempo possível. Infelizmente, os sintomas psiquiátricos são decorrentes de alterações em algumas áreas do cérebro. A medicação atua de certa forma para corrigir essas alterações e levar à remissão dos sintomas. No entanto, se a medicação é interrompida em curto espaço de tempo e abruptamente o que observamos na prática é o retorno dos sintomas, porque essas correções não se sustentam.

Fase de Manutenção

Vários estudos foram conduzidos e chegamos a um conceito de “Fase de Manutenção do tratamento”. O que seria a “Fase de Manutenção? Bom, seria o período em que mantemos a medicação antidepressiva após a remissão dos sintomas.

Ou seja, a pessoa com Depressão já está se sentindo bem, ou a pessoa com algum Transtorno de Ansiedade já não tem mais qualquer sintoma.

O objetivo da manutenção do tratamento é consolidar as “correções” promovidas pelo medicamento em regiões do cérebro que estavam em desequilíbrio. Sabemos que a configuração das nossas células do sistema nervoso central é modificável, é um conceito chamado de neuroplasticidade. É a Neuroplasticidadde de certa forma que leva ao adoecimento e é a neuroplasticidade que leva também à remissão do quadro.

Posto isso, a duração da Fase de Manutenção vai variar, dependendo de cada pessoa, do quadro em questão, do momento da vida. Nós, como psiquiatras, avaliamos essa possibilidade a toda consulta. Optamos pela fase de manutenção pois toda vez que há uma recaída de sintomas o tratamento vai ficando mais difícil e demorado, por isso insistimos para que o tratamento seja feito corretamente.

Como disse no início do texto, faz parte de nossos objetivos o uso do mínimo possível de medicação e pelo menor tempo possível. Portanto, consulte sempre seu médico a respeito de seu tratamento.

Caso queira saber mais assista ao Vídeo que preparei para meu Canal de Youtube .

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado. *Campos obrigatórios.