Estudo recente publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry mostrou que a técnica de "Atenção Plena" (Mindfulness) não foi inferior ao tratamento medicamentoso no controle de transtornos de ansiedade.
O estudo foi publicado em Janeiro de 2023, envolveu 276 participantes. Os participantes foram divididos em 2 grupos: um deles recebeu Escitalopram (um antidepressivo utilizado em alguns casos para tratamento de transtornos ansiosos) e o outro grupo recebeu treinamento e tutoria em Mindfulness. Em ambos os grupos houve melhora nos quadros ansiosos, que a partir de análise estatística mostrou que a eficácia do grupo de Mindfulness não foi inferior ao tratamento com a medicação.
Algumas limitações do estudo são a própria intervenção, que envolvia práticas de 45 minutos por dia, acesso ao tutor e orientações semanas ao longo das 8 semanas do estudo, o que no mundo real é difícil de ser adotado.
Esse estudo vai ao encontro do que a literatura vem mostrando, de que algumas intervenções não medicamentosas, como técnicas baseadas em Mindfulness, podem ajudar ou mesmo ser um eixo importante no tratamento de transtornos psiquiátricos, neste caso de alguns transtornos de ansiedade.
Isso não significa que devemos deixar a medicação de lado. De forma alguma. As medicações continuam tendo a sua importância e a escolha do tratamento deve ser feita caso a caso.
Procure sempre um médico para a individualização do seu tratamento.
Referência
- Mindfulness-Based Stress Reduction vs Escitalopram for the Treatment of Adults With Anxiety Disorders: A Randomized Clinical Trial. Hoge EA, et al. JAMA Psychiatry . 2023 Jan 1;80(1):13-21.
0 Comentários