Já ouvi muitas vezes comentários de que o psiquiatra é um médico frio e distante. Isso me parece bastante antagônico com o que eu entendo como prática da psiquiatria, que ao meu ver é uma especialidade que necessita muito de uma abordagem acolhedora e humana, que na verdade deveria estar presente em toda a medicina.
Mas aparentemente esse é um medo que acompanha muitas pessoas, e que somado ao estigma que a psiquiatria já carrega pode afastar as pessoas de procurarem ajuda.
Posto que o conhecimento, formação, títulos, podem atestar a capacidade técnica do profissional, infelizmente isso não garante que haverá empatia, afinidade e humanidade. Assim eu reforço que além da capacidade técnica deve-se buscar outras informações na escolha do seu médico.
Como então encontrar um bom psiquiatra e que tenha um atendimento humanizado? Eu acho que uma escolha mais acertada nessa direção deve envolver:
- indicação de alguma pessoa de confiança (seja outro médico, psicólogo/ terapeuta, amigo ou familiar) e/ou
- avaliações públicas do médico no Google ou em outras plataformas e/ou
- contato com o mesmo em mídia ou outros meios de comunicação
Claro que essa busca deve ser complementada sim com a avaliação da formação, trajetória e vínculos do psiquiatra, que podem dar uma visão mais técnica em termos de conhecimento do psiquiatra sobre medicina e psiquiatria. Assim chegaremos ao mais próximo possível do melhor profissional para você.
0 Comentários