Aula gravada para o curso de Psiquiatria Intervencionista do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Como Assistente e Docente do Grupo de Cetamina do IPq ministrei aula teórica sobre o Uso Clínico da Cetamina e Escetamina na Depressão, para alunos do curso de Especialização em Psiquiatria Intervencionista da USP. No dia a dia os alunos do curso poderão acompanhar no IPq as aplicações práticas desses conceitos.
Na aula abordo os conceitos de Depressão, Depressão Resistente ao Tratamento, indicações e contra-indicações clínicas a cetamina e escetamina.
A Psiquiatria Intervencionista é um conceito relativamente novo que envolve técnicas de neuromodulação como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), a Eletroconvulsoterapia (ECT) e a aplicação de medicações controladas por via endovenosa ou outras vias, como a Cetamina e Escetamina.
Essas técnicas são estratégias que estão disponíveis aos psiquiatras hoje em dia como recurso adicional além das medicações orais e psicoterapias.
O curso de Psiquiatria Intervencionista do IPq tem duração de 1 ano e é oferecido a psiquiatras já formados que desejam se aprofundar no conhecimento dessas técnicas para poderem indicar e mesmo executarem corretamente a sua aplicação.
3 Comentários
Thiago
Josias Rabelo Junior
Jovanio Silva